Perspectiva histórica da pesquisa e da prática de leitura

 
Era da aprendizagem condicionada (1950-1965)

  • Surgimento em meio à explosão demográfica (baby boom);
  • Abandono da perspectiva "olhar-dizer";
  • Pautada na Psicologia do Comportamento (behaviorismo) representada por Skinner;
  • O ato de ler consiste em desempenho competente e sequenciado na cadeia de habilidades discretas;
  • Rivalidade com a teoria da Gestalt.

Era da aprendizagem natural (1966-1975)



  • Naturalidade do processo de aprendizagem;
  • A capacidade de leitura é inata ao homem;
  • É representada pela visão da aprendizagem natural de Chomsky (gerativismo);
  • Havia uma combinação de habilidades;
  • Rivalidade com o behaviorismo.

Era do processamento de informações (1976-1985)


  • Refuta o pensamento de que a mente seja um recipiente passivo e produto de sensações;
  • Aumento significativo de teorias e pesquisas relacionadas à leitura;
  • Teoria do Esquema;
  • Havia a ideia de construção do conhecimento prévio;
  • Refutava a visão naturalista e holística da leitura.

Era da aprendizagem sociocultural (1986-1995) 

  • Rejeita a metáfora do computador;
  • Novas concepções sobre o processo de alfabetização;
  • Vygotsky e Lave são os principais teóricos nessa época;
  • O objeto do conhecer é coletivo e a compreensão é compartilhada;
  • O conhecimento é multifacetado;
  • A cognição é um processo de partilha social.

Era da aprendizagem engajada (1996-   ) 

  • Apresenta uma visão sociocognitivista da aprendizagem;
  • O leitor é um ser engajado, tendo em vista seu poder crítico e interativo;
  • O aluno é independente e vasculhador da sua própria aprendizagem;
  • O nível de leitura é multidimensional;
  • Não há uma teoria unificada;
  • A leitura é formada por processos: físicos, psicológicos e sociológicos.
Referência:

ALEXANDER, Patrícia; FOX, Emily. A historical perspective on reading research and practice. In: Theoretical models and processes of reading. 5th ed. EUA: International Reading Association, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/255654818_A_Historical_Perspective_on_Reading_Research_and_Practice. Acesso em: 18 maio 2021.


Comentários

Meus Blogs Favoritos: