Perspectiva histórica da pesquisa e da prática de leitura
Era da aprendizagem condicionada (1950-1965)
- Surgimento em meio à explosão demográfica (baby boom);
- Abandono da perspectiva "olhar-dizer";
- Pautada na Psicologia do Comportamento (behaviorismo) representada por Skinner;
- O ato de ler consiste em desempenho competente e sequenciado na cadeia de habilidades discretas;
- Rivalidade com a teoria da Gestalt.
Era da aprendizagem natural (1966-1975)
- Naturalidade do processo de aprendizagem;
- A capacidade de leitura é inata ao homem;
- É representada pela visão da aprendizagem natural de Chomsky (gerativismo);
- Havia uma combinação de habilidades;
- Rivalidade com o behaviorismo.
Era do processamento de informações (1976-1985)
- Refuta o pensamento de que a mente seja um recipiente passivo e produto de sensações;
- Aumento significativo de teorias e pesquisas relacionadas à leitura;
- Teoria do Esquema;
- Havia a ideia de construção do conhecimento prévio;
- Refutava a visão naturalista e holística da leitura.
Era da aprendizagem sociocultural (1986-1995)
- Rejeita a metáfora do computador;
- Novas concepções sobre o processo de alfabetização;
- Vygotsky e Lave são os principais teóricos nessa época;
- O objeto do conhecer é coletivo e a compreensão é compartilhada;
- O conhecimento é multifacetado;
- A cognição é um processo de partilha social.
Era da aprendizagem engajada (1996- )
- Apresenta uma visão sociocognitivista da aprendizagem;
- O leitor é um ser engajado, tendo em vista seu poder crítico e interativo;
- O aluno é independente e vasculhador da sua própria aprendizagem;
- O nível de leitura é multidimensional;
- Não há uma teoria unificada;
- A leitura é formada por processos: físicos, psicológicos e sociológicos.
Referência:
ALEXANDER, Patrícia; FOX, Emily. A historical perspective on reading research and practice. In: Theoretical models and processes of reading. 5th ed. EUA: International Reading Association, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/255654818_A_Historical_Perspective_on_Reading_Research_and_Practice. Acesso em: 18 maio 2021.





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