Postagens

Mostrando postagens de junho 6, 2021

Aprendizagem por design: a didatização do videoclipe da música Mrs. Potato Head à luz do letramento crítico-visual

Imagem
            Para início de conversa... Com o surgimento do termo “multiletramentos” pelo The New London Group em 1996, uma nova pedagogia se apresenta diante das mudanças de paradigmas, em vistas ao surgimento das novas mídias e dos novos modelos de comunicação. Assim, a integração dos diversos modos de construção dos significados, os quais integram o texto verbal ao visual, ao áudio, ao espacial, ao gestual, induziu ao aluno a não se comunicar somente por meio da busca de significados, entretanto por sua capacidade de construir o sentido da linguagem em outros sistemas simbólicos. De forma tradicional, a pedagogia da alfabetização tem foco na apresentação de um ensino e aprendizagem pautada na leitura e na escrita formal, deixando de evidenciar uma visão mais ampla, em que haja conexão do aluno com as diversas culturas, dando-lhe capacidade para ter uma vida em comunidade de construção real dos significados. Nesse sentido, é pela vivência do estudante no m...

Meus Blogs Favoritos: