Aprendizagem por design: a didatização do videoclipe da música Mrs. Potato Head à luz do letramento crítico-visual
Para início de conversa...
Com o surgimento do termo “multiletramentos” pelo The New London Group em 1996, uma nova pedagogia se apresenta diante das mudanças de paradigmas, em vistas ao surgimento das novas mídias e dos novos modelos de comunicação. Assim, a integração dos diversos modos de construção dos significados, os quais integram o texto verbal ao visual, ao áudio, ao espacial, ao gestual, induziu ao aluno a não se comunicar somente por meio da busca de significados, entretanto por sua capacidade de construir o sentido da linguagem em outros sistemas simbólicos.
De forma tradicional, a pedagogia da alfabetização tem foco na apresentação de um ensino e aprendizagem pautada na leitura e na escrita formal, deixando de evidenciar uma visão mais ampla, em que haja conexão do aluno com as diversas culturas, dando-lhe capacidade para ter uma vida em comunidade de construção real dos significados.
Nesse sentido, é pela vivência do estudante no mundo globalizado que surge a aprendizagem por design e, consequentemente, uma formação de profissionais designers que são capazes de apresentar um design de significados, no intuito de fornecer recursos disponíveis (neste caso o videoclipe) para dar uma significação contextualizada e apresentar um produto final reprojetado (NLG, 2000).
Esta atividade crítica irá apresentar o videoclipe intitulado Mrs. Potato Head (Senhora Cabeça de Batata) como recurso propício para análise, cujo objetivo gira em torno de, mediante a construção dos sentidos, ajudar os alunos de uma turma do 3º ano do ensino médio a refletir sobre os temas sociais causadores de debates, e assim trazer à lume situações aparentes nas imagens recortadas ao contexto do mundo real.
É na visão do novo grupo de Londres que o ensino deveria incluir componentes como (1) prática situada, (2) enquadramento crítico, (3) instrução aberta e (4) prática transformada, para projetar uma aprendizagem para o século XXI. Nesse sentido, a prática situada tem base na experiência do aluno; o enquadramento crítico permite uma visão geral do estudo e da compreensão do design; a instrução aberta corresponde à intervenção do professor e a compreensão sistêmica e consciente do aluno sobre os recursos projetados; e a prática transformada condiz nas atividades que os alunos aplicam o conhecimento aprendido a outros contexto.
Para isso, nesta primeira fase da pesquisa, será levado em conta a evolução do estudo do grupo de Londres feita por Kalantzis e Cope (2005), os quais reformularam as quatro dimensões presentes na pedagogia dos multiletramentos em outros quatro “processos de aprendizagem”, a saber: o experienciar, o conceituar, o analisar e o aplicar, entretanto neste momento somente os dois primeiros processos serão levados em conta para esta análise (experienciar e conceituar).
Apresentando o corpus e o roteiro prévio da pesquisa
Mrs. Potato Head é uma canção lançada em 14 de agosto de 2015 pela cantora estadunidense Melanie Martinez (Melanie Adele Martinez), uma artista polêmica e vencedora da terceira temporada de The Voice, em 2012, que possui cabelos pintados em duas cores.
Algumas problemáticas sociais são retratadas com maior frequência no videoclipe, como: (1) o poder influenciador da mídia, (2) os padrões de belezas impostos pela sociedade, (3) a submissão feminina na sociedade patriarcal, (4) a busca pela perfeição física a qualquer custo, (5) os complexos psicológicos, (6) a ilusão do casamento perfeito, entre outros.
Como problema de pesquisa, este estudo pretende responder este questionamento: como a acepção visual corrobora para a construção do pensamento crítico do aluno e o surgimento de outros significados aplicável à realidade?
As
análises deste estudo objetivam a apresentação de uma nova produção de sentidos nos discentes, por meio da didatização de perguntas e exposição de algumas imagens do
videoclipe, a fim de situar o aluno em um contexto inicial de produção para,
finalmente, e mediante uma prática situada, levá-lo a reprojetar novas concepções
críticas de leitura e representação do mundo real.
Vejamos a atividade orientada para construção do letramento crítico-visual no público-alvo escolhido para esta pesquisa:
1. Em relação ao contexto histórico destas imagens, quais os efeitos de sentido causados em você?
2. O que é perceptível para você nesta imagem?
Referências:
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