Análise de propaganda à luz da perspectiva da Gramática do Design Visual - GDV
Trabalho realizado por: Edilanny Lima, Genilda Rodrigues, Paula Fabiana e Wellington Leão.
Os trabalhos baseados na leitura de imagens propostos por Kress e van Leeuwen (2006) na sua Gramática do Design Visual – GDV mantêm uma lógica sistêmico-funcional de investigação hallidiana (HALLIDAY, 1994), os quais podem ser classificados de forma a ultrapassar os valores normativos de correção de uma gramática, fazendo com que o leitor arquitete interpretações mentais capazes de associar aquilo idealizado à representação da realidade aparente, conforme suas experiências de mundo.
Assim, baseando-se na perspectiva de análise crítica do texto multimodal elencada, esta observação em grupo exibirá, dentro da metafunção representacional, os processos representacionais das narrativas de ação (ator, vetor e meta) e suas respectivas integrações modais. Para isso, será apresentado um recorte que faz parte de uma propaganda divulgada em suportes impressos dos programas de incentivo à educação no Brasil promovidos pela Fundação Itaú Social, cujo objetivo é proporcionar a formação continuada de professores, gestores e ajudar o Estado a elevar os níveis educacionais do país.
Figura – Propaganda divulgada pela Fundação Itaú Social
Fonte:
Imagem fornecida pela professora da disciplina
Em análise, se por um lado os participantes
interativos elencados no texto multimodal correspondem aos produtores
(Fundação Itaú Social) e consumidores da propaganda (o Estado, a educação brasileira
e os profissionais de educação), por outro lado os participantes representados
no texto são os personagens ou agentes da propaganda, ou seja, as pessoas,
ambientes e contexto de fala (a criança, o aluno, os pais, a escola e os
professores).
É perceptível, na imagem, a presença de um
vetor indicador de ação do participante representado pela criança ou
aluno na narrativa, cuja indicação do movimento com o braço estendido acima de
sua cabeça e em direção à meta (os livros) simboliza um avanço em seu
crescimento físico e, sobretudo, intelectual.
Nessa perspectiva, Kress e van Leeuwen
(2006) apresentam em sua obra os constituintes das estruturas narrativas, os
quais serão representados abaixo por meio dos atos do ator, as ações verbais
dos vetores e a direção a ser alcançada pelo participante representado:
a meta.
Tabela 1 – Processos transacionais
encontrados na propaganda
Fonte:
Os autores
Conforme a tabela apresentada, a representação da propaganda se enquadra na dinâmica transacional (negociável) em virtude de, durante a ação da narrativa, haver metas definidas pelos atores representados, além de o vetor se direcionar para a ação recebida. Não obstante, em virtude de não haver outro ator que esteja interagindo com a criança na propaganda, a estrutura transacional se classifica como unidimensional, visto que o ator direciona sua perspectiva para a meta sem troca de papéis.
Referências:
HALLIDAY, Michael Alexander Kirkwook. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 1994.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006.
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