Trabalho apresentado por: Fátima,
Genilda, João, Joe, Larissa e Leonardo.
GRAMÁTICA DO DESIGN
VISUAL DE KRESS E VAN LEEUWEN (2006)
Na
Gramática do Design Visual - GDV, Kress e van Leeuwen (2006) tratam da análise
de textos multimodais, ou seja, aqueles que abrangem diversas semioses. A
linguagem verbal, a linguagem visual, o sonoro etc., integram-se construindo o sentido.
Nessa perspectiva, na GDV os autores propõem três metafunções para análise desses
textos, a saber: a representacional, a interativa e a composicional.
Apresentaremos,
nesta postagem, a metafunção interativa, tendo em vista ser tema de uma
apresentação em grupo alusiva à disciplina de Letramentos e Práticas
Multimodais.
METAFUNÇÃO
INTERATIVA
Figura 1 - Classificação da metafunção
interativa
Fonte: Kress; van Leeuwen (2006).
É na metafunção interativa que temos a relação
entre texto visual e observador. Ela está dividida em quatro aspectos, a saber:
Contato, Distância ou Afinidade Social, Perspectiva e Modalidade.
No aspecto contato, os participantes
representados laçam um olhar diretamente para o leitor, estabelecendo, assim,
um contato de demanda, quando é exigido uma atitude do leitor, assim as
expressões faciais e os gestos estabelecem essa relação. Quando o olhar não é
diretamente direcionado para o leitor temos o contato de oferta.
Figura 2 – Demanda: olhar firme; oferta: olhar indireto
A distância ou afinidade é a relação
entre participante representado e leitor, promovendo uma maior ou menor
intimidade entre eles. É dividida em: plano fechado (close-up), plano
médio ou plano aberto.
Figura 3 – Plano
fechado, plano médio e plano aberto
A perspectiva é a relação entre a
produção e recepção da imagem. No ângulo frontal os participantes fazem parte
do mesmo mundo. No ângulo oblíquo, mostra-se como os participantes
representados e interativos não pertencentes ao mesmo mundo. No eixo vertical são
representadas as relações de poder. Logo, será alto quando o observador possui
poder sobre os participantes, em contrapartida a relação oposta é definida pelo
ângulo baixo.
Por fim, o nível de realidade da imagem é
visualizado no aspecto modalidade, em que saturação, iluminação, brilho
e contextualização conferem graus de detalhes na imagem que oferece um valor de
mais proximidade com a realidade.
Figura 7 – Perspectiva: frontal e oblíqua
Figura 8 – Perspectiva: alto, nível do olhar e baixo
Figura 9 – Modalidade: saturação e contextualização
Figura 10 – Modalidade: iluminação e brilho
Seguem os slides apresentados pelos componentes
do grupo durante a exposição oral:
REFERÊNCIAS:
KRESS, Gunther; VAN
LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design.
2. ed. London: Routledge, 2006.
NOVELLINO, Marcia Olivé. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Letras, Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
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