Grupo 1 – Metafunção Interativa

Trabalho apresentado por: Fátima, Genilda, João, Joe, Larissa e Leonardo.

GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL DE KRESS E VAN LEEUWEN (2006)

Na Gramática do Design Visual - GDV, Kress e van Leeuwen (2006) tratam da análise de textos multimodais, ou seja, aqueles que abrangem diversas semioses. A linguagem verbal, a linguagem visual, o sonoro etc., integram-se construindo o sentido. Nessa perspectiva, na GDV os autores propõem três metafunções para análise desses textos, a saber: a representacional, a interativa e a composicional.

Apresentaremos, nesta postagem, a metafunção interativa, tendo em vista ser tema de uma apresentação em grupo alusiva à disciplina de Letramentos e Práticas Multimodais.  

METAFUNÇÃO INTERATIVA

Figura 1 - Classificação da metafunção interativa

Fonte:  Kress; van Leeuwen (2006).

É na metafunção interativa que temos a relação entre texto visual e observador. Ela está dividida em quatro aspectos, a saber: Contato, Distância ou Afinidade Social, Perspectiva e Modalidade. 
No aspecto contato, os participantes representados laçam um olhar diretamente para o leitor, estabelecendo, assim, um contato de demanda, quando é exigido uma atitude do leitor, assim as expressões faciais e os gestos estabelecem essa relação. Quando o olhar não é diretamente direcionado para o leitor temos o contato de oferta.

         Figura 2 – Demanda: olhar firme; oferta: olhar indireto


A distância ou afinidade é a relação entre participante representado e leitor, promovendo uma maior ou menor intimidade entre eles. É dividida em: plano fechado (close-up), plano médio ou plano aberto.

Figura 3 – Plano fechado, plano médio e plano aberto

A perspectiva é a relação entre a produção e recepção da imagem. No ângulo frontal os participantes fazem parte do mesmo mundo. No ângulo oblíquo, mostra-se como os participantes representados e interativos não pertencentes ao mesmo mundo. No eixo vertical são representadas as relações de poder. Logo, será alto quando o observador possui poder sobre os participantes, em contrapartida a relação oposta é definida pelo ângulo baixo.
Por fim, o nível de realidade da imagem é visualizado no aspecto modalidade, em que saturação, iluminação, brilho e contextualização conferem graus de detalhes na imagem que oferece um valor de mais proximidade com a realidade.

Figura 7 – Perspectiva: frontal e oblíqua

Figura 8 – Perspectiva: alto, nível do olhar e baixo

Figura 9 – Modalidade: saturação e contextualização

Figura 10 – Modalidade: iluminação e brilho

Seguem os slides apresentados pelos componentes do grupo durante a exposição oral:



REFERÊNCIAS:

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2. ed. London: Routledge, 2006. 

NOVELLINO, Marcia Olivé. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. 2007. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Letras, Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. 

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