Rapunzel: uma relação sucinta entre texto-imagem na metafunção interpessoal
Caro leitor,
O propósito desta postagem é fazer uma análise
sobre as semioses que envolvem a linguagem verbal e visual, no nível
interpessoal, o qual mescla aspectos relacionados ao endereçamento, distanciamento
social e envolvimento, em um recorte multimodal de uma obra da literatura
infantil divulgada pelo Ministério da Educação, conforme consta na figura
abaixo.
Figura – Rapunzel perde seu bebê para bruxa
É no modo verbal a realização do arranjo de vozes
verbais categorizadas como “meio”, no uso de pronomes reflexivos capazes de identifica
a ação do verbo (“se preocupe”, “sirva-se”, “se esqueça” e
“levou consigo”) em uma combinação de parataxe (“Não se preocupe, meu
senhor”, “Sirva-se à vontade”, “[...] não se esqueça de uma coisa”) e hipotaxe
(“Só não se esqueça de uma coisa: quando seu bebê nascer [...]”). Além disso, há
a indicação de um “direcionamento moderado” por haver um número semelhante de cláusulas
declarativas e imperativas.
É no modo visual que a distancia social é
determinada pelo tamanho “grande” do quadro, pois a visão dos participantes foi
disposta em um plano geral capaz de representar a todos sem cortes.
Portanto, é perceptível que os dois modos semióticos são complementares quando ao distanciamento social, uma vez que há contribuições mútuas e os significados são adicionais, pois a ação de o homem ser obrigado a atender às ameaças da bruxa culmina no rápito da criança como evidenciado pela imagem.
Referências:
BRASIL. Rapunzel (Coleção
Conta pra Mim). Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Brasília:
MEC/Sealf, 2020. 16 p. E-book. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/conta-pra-mim/livros/versao_digital/rapunzel_versao_digital.pdf.
Acesso em: 07 jul. 2021.
KOUTSIKOU, Maria et al. Significado interpessoal: relações verbais entre texto e imagem em textos científicos multimodais para crianças pequenas. Educação Ciências, v. 11, n. 5, p. 245-265, maio 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/5/245. Acesso em: 07 jul. 2021.
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