Rapunzel: uma relação sucinta entre texto-imagem na metafunção interpessoal

Caro leitor,


O propósito desta postagem é fazer uma análise sobre as semioses que envolvem a linguagem verbal e visual, no nível interpessoal, o qual mescla aspectos relacionados ao endereçamento, distanciamento social e envolvimento, em um recorte multimodal de uma obra da literatura infantil divulgada pelo Ministério da Educação, conforme consta na figura abaixo.   

Figura – Rapunzel perde seu bebê para bruxa

Fonte: Brasil (2020, p. 5)

É no modo verbal a realização do arranjo de vozes verbais categorizadas como “meio”, no uso de pronomes reflexivos capazes de identifica a ação do verbo (“se preocupe”, “sirva-se”, “se esqueça” e “levou consigo”) em uma combinação de parataxe (“Não se preocupe, meu senhor”, “Sirva-se à vontade”, “[...] não se esqueça de uma coisa”) e hipotaxe (“Só não se esqueça de uma coisa: quando seu bebê nascer [...]”). Além disso, há a indicação de um “direcionamento moderado” por haver um número semelhante de cláusulas declarativas e imperativas.     

É no modo visual que a distancia social é determinada pelo tamanho “grande” do quadro, pois a visão dos participantes foi disposta em um plano geral capaz de representar a todos sem cortes.

Portanto, é perceptível que os dois modos semióticos são complementares quando ao distanciamento social, uma vez que há contribuições mútuas e os significados são adicionais, pois a ação de o homem ser obrigado a atender às ameaças da bruxa culmina no rápito da criança como evidenciado pela imagem.  

Referências:

BRASIL. Rapunzel (Coleção Conta pra Mim). Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC/Sealf, 2020. 16 p. E-book. Disponível em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/images/conta-pra-mim/livros/versao_digital/rapunzel_versao_digital.pdf. Acesso em: 07 jul. 2021.  

KOUTSIKOU, Maria et al. Significado interpessoal: relações verbais entre texto e imagem em textos científicos multimodais para crianças pequenas. Educação Ciências, v. 11, n. 5, p. 245-265, maio 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/5/245. Acesso em: 07 jul. 2021.  

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